Contact:

rocapena@gmail.com

+55 11 984441358

Bio:

Rogério Assis nasceu em Belém-PA no ano de 1965. Iniciou sua vida profissional em 1988, na produtora DCampos, documentando etnias indígenas para o Museu Emílio Goeldi, em Belém. Em seguida, mudou-se para São Paulo a convite da Agência Angular. Em 1990, foi contratado pela Agência Estado, onde trabalhou por dois anos. Em 1992, realizou uma viagem de um ano pela Amazônia e dez ilhas do Caribe com um projeto de documentação da região, publicado largamente na imprensa nacional e internacional. 

Em 1994 foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo, onde trabalhou até 1999, exercendo as funções de fotógrafo, editor assistente e editor de matérias especiais. No fim do mesmo ano, foi enviado a Nova York como fotógrafo correspondente e graduou-se no laboratório de mídia digital do ICP (International Center of Photography). Foi editor de fotografia para a América Latina da Starmedia Network.

Em 2000, participou da criação do Fotosite, onde exerceu o cargo de Diretor Editorial. Em 2004, trabalhou na criação do projeto editorial do Casa E, suplemento dominical do jornal O Estado de São Paulo, no qual atuou como fotógrafo e editor de fotografia até 2007. 

Em 2008, criou a Editora Mandioca, que publicou por dois anos a Revista Pororoca, 100% dedicada a temas relacionados à Amazônia. Desde então, vem desenvolvendo projetos editoriais em colaboração com outras editoras, com destaque para o livro D. Brazi – Cozinha Tradicional Amazônica, em parceria com a Editora BEI, e o livro Zo'é, em parceria com a editora Terceiro Nome.

Vencedor do edital de cultura e meio ambiente do Banco da Amazônia em 2014, desenvolveu o projeto Esse Rio É Minha Rua, sobre o cotidiano da comunidade ribeirinha Boa Esperança. Atualmente, integra o conselho curador da DOC Galeria em São Paulo e ministra workshops sobre fotografia documental, além de colaborar com as ONGs Greenpeace e Instituto Socioambiental (ISA).